Como ler livros e textos em inglês? Guia simples e fácil!

Que a leitura e a interpretação de texto são habilidades importantes nós já sabemos! Mas e a leitura em um segundo idioma como o inglês? 



Muitas pessoas que estão iniciando seus estudos com a língua inglesa sentem dificuldade na leitura de textos longos, incluindo livros. Por essa razão tem gente que decide nem começar a ler por insegurança ou por imaginar que não vai conseguir entender as palavras e seus significados. 

No entanto, somente a prática leva à perfeição, não é mesmo? E, sim, no começo tudo é difícil, até porque estamos saindo de nossa zona de conforto para estimular nosso cérebro a pensar de forma diferente. 

Até aqueles mais fluentes já estiveram em uma fase onde não sabiam uma palavra sequer em inglês. Portanto, a leitura deve se tornar um hábito em sua vida, caso você esteja no processo de aprendizagem desse idioma. 

Quando comecei a ler em inglês, minha leitura não era fluída e eu sentia a necessidade de parar a todo momento para traduzir palavras e frases. Esse não é o método mais adequado! Aliás, não existe fórmula mágica, apenas algumas recomendações que podem te ajudar. Vamos saber quais são elas?

1- Comece a ler textos curtos e fáceis

Se você ainda não tem o hábito de leitura, comece a ler textos simples, curtos e com palavras fáceis. Uma dica: visite o site do "News in Levels", lá você irá encontrar notícias escritas para falantes do nível básico ao avançado. É só escolher o seu! 

2- Não traduza palavra por palavra

Ao iniciar sua leitura, busque uma coisa: compreender o contexto e a mensagem passada. Se uma palavra aparecer muitas vezes, é possível que você entenda o seu significado pelo contexto. Todavia, caso ainda sinta necessidade, busque o dicionário em inglês para ler o seu significado. Só não pare sua leitura a cada frase lida (como eu fazia), é péssimo! 

3- Frequência de leitura

Outra coisa que você precisa ter é uma frequência de leitura. Leia uma notícia curta diariamente, como parte de sua rotina. Por exemplo: todos os dias às 12h leio uma notícia ou texto curto, algo de 5 minutos. Isso deve se tornar um hábito para você se acostumar com as palavras e estimular seu raciocínio. 

4- Quando sei que é a hora certa para começar com os livros? 

Cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizado. O mais importante é o respeitarmos! Quando a leitura se torna um hábito, passamos a sentir menos dificuldade gradativamente. Após um tempo de imersão nos textos curtos, você pode ler gibis como o da turma da Mônica em inglês (Monica's gang), revistas e livros de coletâneas para estudantes do idioma. Verifique e se pergunte:

a) Eu entendo o que eu leio?
b) Qual foi a mensagem passada pela história, conto ou matéria? 
c) Quais são as minhas maiores dificuldades? 

Se você sente que conseguiu entender o contexto e a mensagem passada, apesar de não saber o significado de todas as palavras, tente introduzir um livro de um gênero que você goste. Pode começar com algo que já tenha lido em língua portuguesa ou não, isso fica a seu critério. 

5- Trabalhe suas dificuldades!

A partir do momento em que você começa a refletir e se autoavaliar quanto à leitura em inglês, é possível encontrar padrões em suas dificuldades. Elas podem estar relacionadas a não entender verbos frasais, tempos verbais, conjunções, palavras específicas, entre outras situações. Vá atrás do que você precisa melhorar, reveja as regras gramaticais quando necessário, procure por exemplos e suas aplicações em vídeos, blogues, entre outros meios de comunicação. 

6- Melhorar a interpretação de texto

Se você entende as regras gramaticais, mas está com dificuldades na interpretação da mensagem do conteúdo, é possível praticar por meio de exercícios. Existem sites na internet com textos e questões que podem contribuir para o seu raciocínio. 

7- Planejamento, monitoramento e autoavaliação

Por fim, antes de começar a ler se organize para seguir as seguintes etapas:

- Planejamento: o que eu sei ou o que é necessário saber acerca do conteúdo que vou ler? Tenho algum conhecimento prévio sobre ele? Veja se é necessário buscar e compreender algumas palavras antes de iniciar a sua leitura. Estabeleça seus objetivos: O que eu espero? O que eu pretendo alcançar com a leitura deste material?

- Monitoramento: a partir do momento em que você inicia a sua leitura até o término desta, questione-se: Estou compreendendo a mensagem? Qual é o contexto? Quais as minhas dificuldades?

- Autoavaliação: ao final da leitura, pergunte-se: O que eu entendi? O que eu preciso melhorar? Como vou tentar melhorar? 


Com isso, espero que de alguma forma, eu tenha te ajudado a saber por onde começar e ao que se atentar durante a leitura de textos e livros em inglês. Lembre-se: não tenha pressa, a aprendizagem é um processo e, por isso, leva tempo, esforço e dedicação! 

Comentários